Madonna, Andrea Bocelli, Cher : entre tantos artistas Históricos e atemporais, Rolling Stone publicou ranking injusto — e preguiçoso

Mari Tegon ⚡️
5 min readJan 6, 2023

--

Por: Mari Tegon
Colaboração:
Cezar Tegon, Daniela Tegon, Todo Dia Gatinhos

Madonna e Michael Jackson nos anos 90. Crédito: internet

Números e engajamentos podem fazer dinheiro, mas quem inventou a roda ajudou a pavimentar a via de turnês lucrativas, que obrigou a indústria cultural a investir em tecnologia digital para democratizar o entretenimento e fortalecer o vínculo que une a raça humana: a música.

O polêmico ranking, divulgado na primeira semana de janeiro de 2023, começou excluindo Madonna, a rainha do Pop, que beira os seus 40 anos de carreira.

“Originalidade, influência, profundidade do catálogo do artista e a amplitude de seu legado musical”, estes foram alguns dos elementos usados como critério para o ranking que excluiu Madonna, Andrea Bocelli, Cher, Cyndi Lauper e Céline Dion (que cantou a música tema de Titanic, estrondoso sucesso de bilheteria dirigido por James Camaron).

De fato, não é necessário ofender um artista para exaltar outro. Porém, em se tratando de uma lista, com prioridades e critérios, é preciso pensar inclusive na versatilidade além da qualidade. É espantoso ver que Madonna, a multiartista (cantora, compositora, dançarina, atriz, escritora e diretora) foi esquecida ainda em vida.

É como fazer uma lista de futebolistas e não ter o Pelé. Uma lista de pugilistas sem Muhammad Ali. Uma lista de pilotos de Fórmula 1 sem Michael Schumacher ou Ayrton Senna.

A lista ‘200 Best Singers of All Time’ da ‘Rolling Stone’ colocou Michael Jackson na posição de número 86. A lista inclui artistas contemporâneos, que arrastam grande multidão por onde quer que passem), como Ariana Grande, Taylor Swift, Rihanna e Beyoncé (que alcançou o top 10).

Elza Soares, a Mulher do Fim do Mundo, foi homenageada em site de Beyoncé. Crédito: internet

Uma comissão que cita 200 nomes e nenhum dele é “Cher” já perdeu a credibilidade. Não tem sanidade alguma. Não tem respeito, não considera o sentido literal da História musical.

Por aqui nossa comissão, formada por quatro pessoas, elegeu os ‘101 Melhores Artistas Históricos’. Como somos pretensiosos, nosso ranking é farto de artistas brasileiros que os gringos deveriam ouvir, tendo em vista que o ranking deles é majoritariamente contemplado por artistas norte-americanos, (com 3 brasileiros citados — João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa). (Sem querer puxar sardinha para o nosso lado, a nossa lista de 101 Artistas Históricos tem 19 brasileiros).

Incluímos Djavan, Maria Bethânia, Rita Lee, Elza Soares, Raul Seixas, Gilberto Gil, Tim Maia, Marisa Monte, Marília Mendonça, Maysa, Elis Regina, Zeca Pagodinho e vozes que marcaram não apenas gerações como a música num cenário físico: fitas K7, discos de vinil, CD e MP3, videoclipes elaborados, alcances vocais, arranjos robustos.

Lana Del Rey e Maysa, duas mulheres que tornam a melancolia em poesia. Crédito: internet

Falando em capacidade musical, nossa lista engloba duas mulheres melancólicas que adorariam ter se conhecido: Maysa e Lana Del Rey. A ‘rainha da Fossa’, gênero musical de quem gosta de amar e sofrer até cair na sarjeta, jamais deverá ser esquecida por quem quer que fale de história e música. Maysa Monjardim[Matarazzo] cantava em português, inglês, francês e se apresentava em longas turnês em uma época em que a mulher não tinha nem o direito de se separar do marido. O talento não se dobrava em nome da moral, bons costumes ou família. Viveu bem como queria, escrevendo e fazendo o que queria, sem agradar uma indústria musical para cumprir contratos.

Além de artistas americanos e brasileiros, reconhecemos — no cotidiano — a riqueza cultural fora das Américas. Eros Ramazzotti, Laura Pausini e Andrea Bocelli têm reconhecimento mundial.

Lady Gaga e Andrea Bocelli. Crédito: Michael Tran / FilmMagic

Dos maiores sucessos de Las Vegas, nem a espetacular fonte do Bellagio, por exemplo, deixa o tenor italiano de fora, assim como inclui Lady Gaga, Michael Jackson, Cher, Frank Sinatra, Elvis Presley, Elton John, Whitney Houston e Madonna como destaques. Acredito que o critério do hotel Bellagio seja bastante refinado para atrair tantos turistas com a união de beleza, arte visual e musical; o combo da harmonia.

Importante deixar claro: o nosso novo ranking concorda com os critérios apresentados pela Rolling Stone. Os artistas e música foram selecionados por uma jornalista, um empresário, uma biomédica e um digital influencer; não faltou diversidade (inclusive eclética e etária).

SOBRE A LISTA: Nem sempre serão as mais escutadas da plataforma musical escolhida — justamente para que vocês tenham novas experiências com artistas históricos. A seguir, nosso ranking em oposição à revista RS:

TOP 101 da história musical:
(confira a playlist no Spotify)

1. Madonna
2. Michael Jackson
3. Tony Bennett
4. Elza Soares
5. Lil Nas X
6. Aretha Franklin
7. Djavan
8. Gilberto Gil
9. Gal Costa
10. Shania Twain
11. Bruce Springsteen
12. Prince
13. Whitney Houston
14. Céline Dion
15. Cher
16. Mariah Carey
17. Lana Del Rey
18. Harry Styles
19. Maria Bethânia
20. Janet Jackon
21. J-Lo
22. Evanescence
23. Avril Lavigne
24. Christina Aguilera
25. Miley Cyrus
26. Britney Spears
27. Dolly Parton
28. Phil Collins
29. Paul McCartney
30. Ney Matogrosso
31. Freddie Mercury
32. Jimmy Hendrix
33. Cazuza
34. Bon Jovi
35. Amy Winehouse
36. Shakira
37. Anitta
38. Beyoncé
39. Rihanna
40. Andrea Bocelli
41. Adele
42. Ed Sheeran
43. Florence + the machine
44. Taylor Swift
45. Cyndi Lauper
46. Marília Mendonça
47. Tim Maia
48. Cartola
49. Stevie Wonder
50. Ray Charles
51. Lionel Ritchie
52. Rita Lee
53. Tina Turner
54. Diana Ross
55. Bob Dylan
56. Bob Marley
57. Elvis Presley
58. Kelly Clarkson
59. Maysa
60. Frank Sinatra
61. James Taylor
62. Gwen Stefani
63. Samuel E. Wright
64. Caetano Veloso
65. Cássia Eller
66. Elis Regina
67. João Gilberto
68. Michael Bublé
69. Lulu Santos
70. Robbie Williams
71. Leonard Cohen
72. Ozzy Osbourne
73. Sia
74. Kate Bush
75. Joe Cocker
76. Sixto Rodriguez
77. Raul Seixas
78. Ivete Sangalo
79. David Bowie
80. Lorde
81. Lady Gaga
82. John Lennon
83. Toni Braxton
84. Johnny Cash
85. Nina Simone
86. Elton John
87. Rod Stewart
88. Bjork
89. Seal
90. George Michael
91. Tupac (2Pac)
92. James Brown
93. Marisa Monte
94. Laura Pausini
95. Milton Nascimento
96. Eros Ramazzotti
97. P!nk
98. Tasha Cobbs Leonard
99. Chet Backer
100. Alicia Keys
101. Zeca Pagodinho

--

--